Interessantíssimo: Excesso de otimismo atrapalha!

Recebi este texto da Jaque e quando li, logo pensei este é o mal da maioria das pessoas! Quem sabe também não é o seu?
” Na guerra fria…
No dia 09 de setembro de 1965, um piloto americano chamado James Stockdale teve seu jato abatido pela artilharia e ao quebrar uma perna e um braço foi levado em custódia por um grupo de vietnamitas, passou oito anos sendo torturado e sofreu todas as humilhações imagináveis.
No final da década de 90, quando Stockdale, já em idade avançada, lecionava na Universidade de Stanford, Jim Collins, também professor e pesquisador, encontrou-se com ele.
Durante o encontro, Collins, que havia lido o livro sobre os anos que Stockdale passara sob custódia dos vietnamitas, perguntou como ele conseguiu sobreviver a 8 anos de tortura.
– Jamais perdi a fé e no fim da história de forma positiva, aliás sempre tive a certeza que não só sobreviveria mas também que iria transformar essa passagem de minha vida numa lição que, vista em retrospectiva, não trocaria por nada. Disse Storckdale.
– E quem foram os que não sobreviveram? Perguntou Collins
– Essa resposta é simples, disse Stockdale – Os otimistas.
– Os otimistas? Não entendi, retrucou Collins confuso com a resposta.
– Sim, os otimistas. Os que diziam: estaremos fora daqui até o Natal. E ai, o Natal chegava e nada. Então jogavam a esperança para o próximo feriado e nada, quando viam já era Natal e nada outra vez.
Então, eles morriam de agonia e de desilusão.
Stockdale e Collins caminharam em silêncio, como que digerindo esse conceito paradoxal. Após alguns minutos, Stockdale se voltou para Collins e completou:
– Essa é uma lição muito importante. Você não pode confundir a fé que vai sobreviver no final – que você não suportaria perder – com a disciplina de confrontar os fatos brutais da realidade, sejam eles quais forem.
 A lição: Jamais confunda propósito com fantasia. 
Do livro Ninguém Enriquece por Acaso
De Jacob Petry
Logo:
Aprenda a encarar seus problemas de frente, não adie decisões importantes e saiba que as experiências doloridas podem ser transformadas em histórias de sucesso e compartilhadas para impactar positivamente na vida de alguém.
Não negue as crises, as intempéries e nem as suas limitações. Pare de ignorar as evidências e de querer acreditar somente no que você quer acreditar.
Quando criamos muitas esperanças deixamos de aproveitar o momento presente e jogamos todas as nossas expectativas num futuro que nada mais é que uma ilusão.”
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s